Quando se trata de comprar um purificador de ar, muitas pessoas se preocupam com o custo da operação. Embora seja importante encontrar um produto acessível, o custo de um purificador de ar não é a única coisa em que você precisa pensar. Na verdade, é importante examinar não apenas o purificador de ar como um todo, mas também suas partes. Quanto às peças do purificador de ar, é aconselhável focar nos filtros utilizados.
Antes de começar a olhar para os filtros usados na maioria dos purificadores de ar, é importante lembrar de uma coisa. A maioria dos purificadores de ar usa filtros, mas não todos. Existem vários purificadores de ar sem filtro no mercado. Freqüentemente, esses purificadores de ar usam uma grade de coleta em vez de um filtro. Em vez de substituir um filtro, geralmente é suficiente limpar essas grades de coleta. Na verdade, se você estiver procurando por um purificador de ar de baixa manutenção, considere comprar um purificador de ar sem filtro.
Apesar de os purificadores de ar sem filtro serem mais fáceis de manter, muitas vezes você descobrirá que eles são relativamente caros. Embora o custo valha a pena a longo prazo, você pode não ter dinheiro, inicialmente, para comprar um. Nesse caso, é provável que você esteja comprando um purificador de ar que usa um filtro. Neste caso, é importante examinar o filtro utilizado. Observou-se que os filtros HEPA são um dos melhores tipos de filtros para se possuir.
Filtros HEPA: quer saber por que eles são considerados os melhores? Se assim for, você definitivamente não está sozinho. Os fabricantes de purificadores de ar que usam filtros HEPA devem cumprir uma série de regras e regulamentos. Essas regras e regulamentos são frequentemente impostos pelo Departamento de Energia. Graças a essas regras e regulamentos rígidos, os filtros HEPA são quase duas vezes mais eficazes que a maioria dos outros filtros, quando se trata de capturar bactérias ou partículas de ar nocivas. Purificadores de ar com filtros HEPA tendem a custar mais do que aqueles com outros filtros; no entanto, muitas vezes valem o custo extra.
Além do tipo de filtro utilizado, também é importante considerar se há necessidade de substituição de filtros. Atualmente, existem vários purificadores de ar no mercado cujos filtros precisam ser limpos, geralmente com um aspirador de pó, mas a maioria dos filtros precisa ser substituída. Ao considerar filtros de substituição, é importante considerar não apenas o custo desses filtros, mas também quando eles precisam ser substituídos. Não é incomum que os filtros precisem ser substituídos cerca de uma vez por ano, mas alguns filtros podem durar até três anos, enquanto outros duram apenas alguns meses. Como as peças de reposição, incluindo filtros, afetarão o custo de propriedade de um purificador de ar, é importante que você determine esse custo antecipadamente.
Como você deve poder ver, os filtros usados têm um impacto significativo em qualquer purificador de ar que os utilize. Tendo em mente os pontos mencionados acima, você não deve apenas comprar um purificador de ar de qualidade, mas também um purificador de ar acessível.